;
(91) 3711 7518
(91) 98459 9990
centraldovestibular@portalmac.com.br

10 Dicas para uma carreira de sucesso no Pará

10 Dicas para uma carreira de sucesso no Pará

 

1. Networking: Ao longo de nossa jornada, precisamos ter consciência de que não conseguimos ou não conseguiremos obter nenhuma conquista sozinhos. É necessário compreender, que o sucesso pessoal e profissional depende também da rede de relacionamentos que construímos, então conecte-se, e para isso nada melhor que participar de cursos, workshops, congressos e outros eventos onde todos estejam focados no mercado que você busca visibilidade.

2. Trace metas: Não adianta buscar sucesso se o destino não for traçado. É importante sempre ter um objetivo a ser alcançado, aquele que for conquistado substitua por outro, nunca fique sem alguma meta a ser atingida, dessa forma você se manterá sempre motivado a conquistar algo novo para sua carreira. Planeje-se, até nas pequenas ações, use lista de tarefas, agenda de compromissos e se possível use isso de forma digital, afinal vivemos a era dos millennials e precisamos nos inserir neste contexto.

3. Revise suas metas : Reveja suas metas e cheque os motivos de não ter conseguido conquistá-las, planeje novamente e execute. Crie desafios reais e possíveis de cumprir. E novamente identifique os erros de percurso, tente entender o motivo do não atingimento do objetivo, evite ficar se lamentando ou pensando que o “mundo conspira conta você”.

4. Mantenha-se atualizado: Para qualquer carreira que desejar seguir é necessário um aprendizado contínuo. O sucesso depende da sua capacidade de manter-se adaptado às necessidades do mercado. Mas você tem dois caminhos a seguir: especializar-se em algo que você já está fazendo, ou seja, aprofundar-se e buscar melhorias imediatas; ou buscar novos conhecimentos para desvendar novos mercados. Então é fundamental entender que tipo de atualização o momento da sua carreira precisa, para não desperdiçar tempo.

5. Autoconhecimento: conheça a si mesmo, para identificar o que realmente quer conquistar. Busque formas de descobrir o que você prioriza. O autoconhecimento é o caminho para reencontrar nossos valores e conseguir traçar metas de maneira eficiente. Seja o autor de sua vida, sua carreira.

6. Desenvolva assertividade, autoconfiança e inteligência emocional: Entender que tudo acontece em seu devido tempo, não se desesperar diante das adversidades e tentar ao máximo encará-las como um combustível para o seu crescimento, é um dos comportamentos que vão fazer com que você se sinta e seja, de fato, bem-sucedido. Isto é ser e praticar a resiliência ao longo da vida, algo que vai determinar se você será uma pessoa e profissional de sucesso ou não. 


7. Otimismo: Ser otimista é importante para manter uma carreira de sucesso e bem sucedida, pensamentos negativos acabam levando suas metas e objetivos para baixo. 


8. Invista no Marketing Pessoal: Não basta se vestir bem, ponha em suas metas fazer o seu marketing pessoal, invista na comunicação entre colegas de trabalho, tenha atitudes positivas, demonstre suas qualidades e exerça sempre a boa convivência no ambiente de trabalho e principalmente entenda a cultura da empresa, para que você não tenha atitudes divergentes da cultura já estabelecida.


9. Desenvolva a autocrítica: Você deve sim se orgulhar de quem é, bem como de suas ações. Mas isso não quer dizer que não deva fazer uma autoanálise para avaliar o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido em suas atitudes, comportamentos e formas de encarar os desafios da vida. Tomando consciência de tudo isso, você poderá se fortalecer ainda mais e desenvolver da melhor maneira possível os mecanismos internos que precisa para se empoderar, ser uma pessoa e um profissional de sucesso. 


10. Seja Flexível: Demonstre no ambiente de trabalho que você é uma pessoa flexível, que sabe trabalhar em equipe, que está disposto para qualquer eventual mudança e que se propõe a realizar diferentes atividades dentro da empresa.

 

A TRANSFORMAÇÃO ESTÁ DENTRO DE VOCÊ

Para que você tenha sucesso, isso depende totalmente de você, de seus esforços, de sua dedicação, amor pelo o que faz; foco; perseverança; resiliência; persistência.

Nada de ficar esperando que as coisas caiam do céu, pois isso não vai acontecer. Se você não “der a cara a tapa” e “tirar a bunda da cadeira”, sem ousadia, proatividade, metas e atitude para tornar reais os seus sonhos, ninguém mais fará isso por você. Então, que tal refletir e se perguntar: “O que eu preciso fazer agora mesmo para alcançar meus objetivos”? Tenho convicção de que você vai encontrar as respostas que precisa.

Realmente não existe uma fórmula para o sucesso ou para a felicidade, ao contrário do que muitos acham por aí. O que existe é trabalho duro e persistência para não desistir diante dos primeiros obstáculos que surgirem força de vontade e dedicação para fazer acontecer.

                                                                       Edney Quaresma

Diretor Executivo FAMAC