;
(91) 3711 7518
(91) 98459 9990
centraldovestibular@portalmac.com.br

Que tal aprender jogando?

Que tal aprender jogando?

Quando se fala em estudar o que vem à sua mente?

Uma sala de aula, quadro branco e um professor explanando uma disciplina?

Ficou cansado só de imaginar?

No mundo moderno em que vivemos o método tradicional de educação está ficando defasado.

Afinal, a tecnologia mudou nossa forma de se informar e formar opiniões. Interagir com o conteúdo faz parte do cotidiano, assim como, nos tornamos produtores de conteúdo. Ou seja, aprendemos ao mesmo passo que também ensinamos algo. Essa é a lógica do mercado e também o futuro dos cursos superiores e de pós-graduação.

A Famac/Unopar há anos já aplica o método conhecido como sala de aula invertida (flipped classroom, em inglês). O objetivo é oferecer educação personalizada possibilitando que os alunos aprendam cada um no seu próprio ritmo.

Mas afinal o que é Sala de Aula Invertida?

Trata-se de um método que valoriza as competências e capacidades de aprendizado do aluno. Ele primeiro terá contato com o conteúdo das disciplinas em sua própria casa através dos espaços virtuais da faculdade. Já em sala de aula terá professores e tutores para debater o assunto e realizar atividades para fixação das aulas. O método é fruto de uma pesquisa que descobriu que é

justamente no momento de resolver questões que o aluno mais precisa de orientação.
 

A sala de aula invertida possibilita:

 

* Otimização de tempo

* Aluno é protagonista

* Diminui o índice de desistência

* Utiliza tecnologia no aprendizado

* Fixação do conteúdo com facilidade
 

O método faz uso constante de tecnologias para motivar naturalmente os alunos. Uma das práticas é por meio de jogos, o que chamamos de gamificação. Os jogos facilitam a assimilação dos conteúdos ao passo que recompensam os estudantes em cada tarefa ou assunto estudado. Em outras palavras, a gamificação alia prática e teoria à diversão.

Quer saber porque esse tripé é tão eficaz?

Uma pesquisa realizada por uma empresa de jogos, Spil Games, revelou que mais de 1.2 bilhões de pessoas no mundo jogam. Para você ter ideia, desse total, 700 milhões jogam online. Isso quer dizer que certamente grande parte dos estudantes encontram nos jogos uma maneira de se divertir.

Todo esse potencial pode ser utilizado para algo útil como o aprendizado.

É assim a educação do futuro, é assim a educação na Famac/Unopar, aliando conhecimento aos hábitos e linguagens que são familiares aos alunos.

Conheça mais sobre o método de sala de aula invertida e gamificação e opte em fazer parte da revolução do conhecimento. Se prepare com quem já está com os pés no futuro.

 

Edney Quaresma

Diretor Executivo FAMAC